terça-feira, 10 de junho de 2014

A ARCA DE NOÉ

material didático da Editora Cristã Evangélica
Uma das histórias mais fascinantes da Bíblia para mim, e que as crianças nunca se cansam de ouvir. Mas existem muitas maneiras de contá-la. Nunca me esqueço de uma vez que dona Épi, esposa do pastor Jefferson a contou, cheia de dramatizações de todos os personagens, ainda tenho na memória este dia. E para tornar o ensino ainda mais relevante sempre devemos voltar as crianças a pensarem não somente nas obras de justiça de Noé, mas também em, principalmente, na bondade de Deus em salvá-lo, bem como sua família e o seu desejo de começar tudo de novo!
avental com dedoches da história da Arca de Noé

Recentemente eu contei esta história para as crianças aqui em Piumhi. Procurei fazer muita dramatização com relação à zombaria que provavelmente ele recebeu por parte daqueles que não creram na Palavra de Deus. Enquanto contava, dava uma pausa entre os acontecimentos e cantava com elas a música Pam Pam Pam. Isso além de muito divertido ainda  faz com que as crianças liguem a mensagem com a música. Pois muitas vezes as crianças não prestam atenção na mensagem da música. Na hora que começa a chuva podemos fazer os barulhinhos de pingo indo aumentando cada vez mais. 



Pam,pam,pam
É Noé que está batendo
Pam,pam, pam uma arca está fazendo
Pam,pam,pam ele está obedecendo

Ao que o nosso bom Deus lhe mandou
Pam,pam,pam cada dia trabalhando
Pam,pam,pam vai as tábuas ajuntando
Pam,pam,pam ele sempre está pregando que o dilúvio em breve virá
Toc,toc,toc animais já vão chegando
Toc,toc,toc dois a dois já vem marchando
Toc,toc, toc, e na arca vão entrando
Eles querem das águas fugir

Uma coisa que eu gosto muito é fazer com que as crianças participem da história, chamo um ou mais lá na frente para dramatizarem uma das cenas da história. Os pequenininhos adoram isso!


Gosto sempre de terminar todas as história que conto apontando para o Senhor Jesus em como elas podem ter Salvação através do que Ele fez por nós. Ele é a razão de todas as coisas, e o propósito do nosso ensino é levar os pequeninos à salvação e crescimento na fé e prepara-los para o trabalho cristão.


Para reforçar o ensino, sempre que temos tempo gosto de levar um trabalho manual que tem a ver com o assunto. Aqui está um dos que fiz na última vez que ensinei sobre Noé. Está na foto abaixo, ao lado do trabalho manual que foi feito pela minha filha Agnes. Ganhei este livro da Igreja Batista Esperança em São Paulo. Logo abaixo tem um desenho digitalizado para quem quiser fazer também!


O versículo para decorar: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."  João 10.9


2 comentários:

  1. Boa noite! gostaria de saber onde encontrar um avental igual a este, urgente... desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei da Editora Cristã Evangélica. Eles tem um site dá uma olhadinha.

    ResponderExcluir